Rosa Maria Di Maggio

Universidade de Florença - Itália

Rosa Maria Di Maggio é Mestre com especialização em Vulcanologia e Petrografia na Universidade Sapienza de Roma. Ela tem mais de quinze anos de experiência no campo da geologia forense, dez deles passados no Departamento de Ciência Forense da Polícia Italiana. Ela realizou mais de oitenta casos criminais com referência à análise de solo e materiais inorgânicos, numerosos casos de alto perfil e casos criminais internacionais. É Perita de cena do crime e como coletor de traços inorgânicos e microvestígios.
Principais competências: especialista em levantamento judicial de locais e na recolha de vestígios inorgânicos e microvestígios, documentação vídeo-fotográfica; desempenho de análises técnicas sobre solos, rochas, explosivos, diversos materiais, metais preciosos, gemas e pós desconhecidos. Análise técnica: determinação da cor, estudo morfológico, separação granulométrica, difração de raios-X (XRD), microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia de dispersão de energia (SEM-EDX), observação de seções finas de solos e rochas por meio de microscópio polarizado; desempenho da análise química e física, Espectroscopia Raman e Espectroscopia de Infravermelho por Transformação de Fourier (FT-IR). Tem atividade docente em geologia forense em universidades, conferências internacionais e departamentos de polícia.
Rosa Maria publicou várias publicações científicas e é coautora e editora do primeiro livro italiano sobre geologia forense.
Rosa Maria Di Maggio é professora adjunta na Universidade de Florença, Departamento de Antropologia, para cursos de pós-graduação em Ciências Forenses. Ela é geóloga judicial e testemunha perita no Tribunal Penal de Roma. Atualmente é membro do Comitê Diretor da Iniciativa em Geologia Forense, dentro da União Internacional de Ciências Geológicas, como oficial.